Jardim

Nossas Turmas

Jardim (3-4 anos)

A postura da independência nos hábitos da rotina escolar começa a se destacar.

O interesse pelas letras e pela escrita de um modo geral aparece com maior intensidade entre 3 e 4 anos. Na tentativa de construção de sua identidade, a referência da escrita do Próprio nome vai ter um papel muito importante na formação desses pequenos leitores. Ainda como forma de brincadeira, a escrita começa a aparecer em situações de jogo, como lista de mercado, pequenas histórias em que o ato de escrever do adulto é imitado, no planejamento exposto diariamente no quadro e principalmente na identificação dos amigos da turma. A “leitura imaginária” de histórias no manuseio dos livros também está presente no dia a dia escolar. O grafismo começa a ter mais intenção, cenas e figura humana são representados com mais detalhes.

Nas relações entre pares, os conflitos aparecem com mais frequência e a capacidade de tentar resolvê-los é característica forte dessa idade. Com o discurso mais elaborado, nossos pequenos são convidados a refletir e argumentar frente às diversas situações que se apresentam durante o nosso dia a dia. Colocar-se no lugar do outro é um desafio diário para a construção da autonomia moral, considerando sempre os diferentes pontos de vista.