Nossa Prática

Home / Nossa Prática

A Escola

Nossa Prática

Pensamos a criança como cidadã do mundo que tem voz, brinca, questiona, aprende, deseja, experimenta, fantasia, constrói sentidos sobre si, os outros e a natureza, produzindo cultura, através das interações e práticas cotidianas com seus pares e adultos.

Para isso, nossa prática fundamenta-se em Projetos Pedagógicos que contemplem e promovam o desenvolvimento amplo das crianças, articulando saberes e práticas do contexto
cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico. Norteados em Princípios Éticos, Políticos e Estéticos, construímos autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito às diferentes crenças, raças, opções sexuais, ao meio ambiente, cidadania, democracia, sensibilidade, criatividade, liberdade de expressão e cultura.

Acreditamos que é na relação com o outro que acontecem as aprendizagens significativas, de forma acolhedora, através de um ambiente desafiador, onde as crianças são estimuladas a questionar, explorar, experimentar e vivenciar trocas afetivas e cognitivas com seus pares e adultos.

Alimentação

Saudável

Nosso cardápio atende a necessidade nutricional de cada faixa etária, incentivando o desenvolvimento de bons hábitos alimentares, que deve ter início nos primeiros anos de vida.

Nossa alimentação é saudável e variada, priorizando sempre frutas, legumes e vegetais. As preparações do almoço e do jantar são variadas, assim como a colação e o lanche, evitando a monotonia, despertando o interesse e o paladar das crianças para os mais variados tipos de alimentos. Elas são incentivadas a comerem sozinhas e a provarem todas as preparações oferecidas. O lanche e a colação, 3 a 4 vezes na semana, são compostos de frutas da estação inteiras e frescas, que são cortadas em sala pelas professoras, possibilitando que elas reconheçam e façam suas escolhas.

Atividades

Incluídas

As atividades que oferecemos diariamente na Piuii, que estão incluídas na mensalidade, procuram equilibrar o desenvolvimento motor, a linguagem e a expressão artística da criança para que ela desenvolva todo seu potencial. Por isso, investimos em aulas de Música, Capoeira, Educação Física e Natação, além do Inglês diariamente.

Cultura Maker

Investimos continuamente na capacitação de nossa equipe docente com formações semanais voltadas aos professores e auxiliares. Nesses encontros, os educadores da Piuií são convidados a refletir e repensar sobre sua prática diariamente. Atualmente os educadores ampliam seus conhecimentos sobre a Cultura Maker, vivenciando o conceito do “faça você mesmo”.

Colocam a mão na massa e constroem, com material reaproveitável e sucata eletrônica, instalações e placas sensoriais para desafios com as crianças. A partir daí, as próprias crianças poderão experimentar essa cultura do fazer em seu dia a dia, levantando hipóteses, vivenciando situações problema e pensando em soluções inteligentes.

Ateliê Culinário

Nas oficinas de culinária, realizadas semanalmente, os alunos colocam a mão na massa e pesquisam sobre a origem e a qualidade dos alimentos, vivenciando, naturalmente, hábitos mais saudáveis. Enquanto cozinha, a criança explora diversas possibilidades, especialmente a de experimentar e transformar.

Parceria Urmes

Todos os alunos da Piuii contam com os serviços da URMES – Urgências Médico Escolares, empresa que desde 1974 atua diretamente em creches e escolas do Rio de Janeiro, responsabilizando-se por seu atendimento médico preventivo e de urgência.

A equipe é formada por médicos com especialização em pediatria, que passam por treinamento em medicina escolar orientados por membros do Comitê de Saúde Escolar da SOPERJ, e estão em constante atualização e reciclagem através de nosso Centro de Estudos.

A URMES visa fundamentalmente a prevenção e o controle de doenças infecto- contagiosas e acidentes nas creches e escolas e a garantia de um ambiente saudável e propício ao desenvolvimento de seus filhos.

O tratamento e acompanhamento médico de cada criança fica sempre a critério de seu pediatra assistente, em respeito aos princípios da ética médica.

Nosso trabalho implica numa ação conjunta, envolvendo pais e responsáveis, profissionais de creche/escola, pediatra assistente e pediatra da URMES.