Parcerias

A Escola

Parcerias

A PIUII E A UNESCO
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization

A Piuii foi uma das primeiras escolas, certificada como uma instituição participante do plano de escolas associadas a Unesco que aplica um programa educacional para a cooperação da paz Internacional desde de 1998.

A cada ano, a Piuii vem conquistando sua comunidade educacional como escola associada à UNESCO, com filosofia fundamentada nos quatro pilares propostos pela entidade internacional para a educação:

Aprender a Conhecer – importância do conhecimento de si, do outro, da instituição, das parcerias, enfim, da sociedade e do mundo onde estamos inseridos. Aproxime-se das pessoas na sua singularidade, respeitando suas diferenças, buscando conhecer seus interesses, valorizá-los e descubra os motivos que as unem no contexto educacional. Fale COM as pessoas e não PARA as pessoas, cultive o tempo para conhecê-las e abra espaço para o conhecimento mútuo. Desenvolva uma linguagem corporativa e um pensamento sistêmico no cotidiano educacional.

Aprender a Ser – Importância do autoconhecimento para o amadurecimento humano e profissional. Os afetos são como molas propulsoras do sentimento de confiança, favorecendo a construção da identidade pessoal e coletiva dos ser humano. Seja sincero, seja presente em você e na vida das outras pessoas, colocando-se à disposição para ajudá-las, e assim encontrará a regra de ouro para realizar seus sonhos. Aprenda a ser nos encontros inter-humanos e na relação com todos os seres vivos do nosso planeta.

Aprender a Fazer – Importância das ações fundamentadas em valores éticos e humanizadores, detectando as problemáticas e buscando soluções sustentáveis. Construa uma rede de trabalho afetivo e seja proativo, não espere que o outro tome a iniciativa. Estabeleça vínculos que possibilitem a união das pessoas na promoção do bem comum. Comobjetividade, determinação e persistência, caminhe em direção às pessoas, oportunizando espaço para o desenvolvimento de uma cultura do pertencimento e do comprometimento.

Aprender a Conviver (Viver junto) – Importância de uma aprendizagem colaborativa para desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes que promovam a vida. Cultive valores e abrace a empatia, a coragem, a criatividade e a disposição para se aproximar e encontrar as pessoas, escutando-as e construindo relacionamentos de confiança. O conviver é um sair de si para estar com o outro, caminhando junto no aprendizado da transcendência e de uma visão integradora da instituição.

URMES

Todos os alunos da Piuii contam com os serviços da URMES – Urgências Médico Escolares, empresa que desde 1974 atua diretamente em creches e escolas do Rio de Janeiro, responsabilizando-se por seu atendimento médico preventivo e de urgência.

A equipe é formada por médicos com especialização em pediatria, que passam por treinamento em medicina escolar orientados por membros do Comitê de Saúde Escolar da SOPERJ, e estão em constante atualização e reciclagem através de nosso Centro de Estudos.

A URMES visa fundamentalmente a prevenção e o controle de doenças infectocontagiosas e acidentes nas creches e escolas e a garantia de um ambiente saudável e propício ao desenvolvimento das crianças.

O tratamento e acompanhamento médico de cada criança fica sempre a critério de seu pediatra assistente, em respeito aos princípios da ética médica.

Nosso trabalho implica em uma ação conjunta, envolvendo pais e responsáveis, profissionais da creche/escola, pediatra assistente e pediatra da URMES.



Outras Escolas

Esse ano a Piuii fez parcerias com a Escola Pedra da Gávea, Escola Parque, Espaço Educação e, Colégio Santa Marcelina, na garantia de vagas após a conclusão do ciclo da Educação Infantil – Finalização do Pré II.